Ar condicionado portátil gela? Gasta mais? Vale a pena?

Um dos principais motivos em se querer comprar um ar condicionado portátil é a possibilidade em poder resfriar qualquer comodo da casa ou até mesmo levar o aparelho para qualquer lugar que se vá. No entanto, nem tudo é do jeito que gostaríamos que fosse.

Apesar de ser portátil, o aparelho muito vezes se mostra tão fixo quanto as versões split ou de janela, isso porque é preciso utilizar uma mangueira para fazer a troca do ar externo e interno.

Ar condicionado portátil gela?

Ar condicionado portátil é uma opção para o calor
Ar condicionado portátil é uma opção para o calor.

Sim. O ar condicionado portátil gela, mas perde um pouco de desempenho se comparado com as versões split ou janela.

Pensando em desempenho, recomenda-se sempre comprar um modelo um pouco mais forte para os cômodos em que se pretende utiliza-lo. Em um quarto que se necessite 9 mil Btus, é preciso adquirir um modelo de 10 mil Btus. Lembrando que um modelo de 9 também gela o comodo.

Ar condicionado portátil gasta mais?

Sim. Se quando a pergunta é desempenho ele perde para as outras versões, quando o tema é gastar mais energia, o ar condicionado portátil sai na frente.

Se você já possui um aparelho de ar condicionado em sua casa e deseja substitui-lo ou ter um novo, vai perceber um aumento na sua conta de energia, além daquele normal pelo uso de um novo aparelho de ar.

Ar condicionado portátil faz barulho?

Essa é uma pergunta que depende muito de pessoa para pessoa. Alguns se incomodam com o tic tac do relógio na hora de dormir, essa pessoa com certeza vai se incomodar com o barulho do portátil.

Se comparado com um ventilador, o ar condicionado portátil pode ser mais barulhento, mas para mim é um barulho que da pra se acostumar.

Agora se você pensar no barulho que a caixa externa de um split faz, o portátil não chega a tanto, existem algumas versões que o seu diferencial é o barulho emitido.

Ar condicionado portátil é ideal para mim?

Lendo os três tópicos acima, você percebe que o ar condicionado portátil consome mais, faz mais barulho e gela menos que um aparelho comum. O que pode me atrair nele?

Existem algumas situações em que somente o ar condicionado portátil serve, como é o caso de um comodo onde não se é possível fazer a instalação de um aparelho de ar condicionado tradicional, seja por falta de espaço, leis da prefeitura, casa de praia ou de campo que não vale a pena ter um ar instalado, dentre outros.

São situações especiais em que a compra de um aparelho portátil é ideal, agora se você apenas deseja comprar um aparelho somente pela palavra portátil, NÃO VALE A PENA!

Veja abaixo o quão portátil ele é:

Vantagens 

  • Pode se instalado em locais onde um fixo não é possível;
  • Gela ou aquece;
  • Tem opções 127v ou 220v;

Desvantagens

  • Muitas vezes é barulhento;
  • Gasta mais energia;
  • Precisa de uma mangueira externa para funcionar;
  • Tem que trocar a água da bacia, se não ele desliga.

Na minha opinião, não faz muito diferença de marcas, algumas podem fazer menos barulho ou gastar menos energia, mas o fundamento é o mesmo, se der para instalar um split, instale.

Veja mais dicas como essa na categoria Bem estar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.