Pular para o conteúdo

Consultar PIS pela internet – Como fazer a consulta no aplicativo e computador

Para ter acesso ao Programa de Integração Social, o trabalhador brasileiro precisa ter o registro junto ao órgão a pelo menos 5 anos. Todavia, não é preciso estar trabalhando de carteira assinada durante todo esse período, basta ter o registro realizado uma vez.

Nessa postagem, falaremos sobre como você pode consultar PIS pela internet, utilizando o seu o site da Caixa ou aplicativo exclusivo.

Além do critério dos 5 anos de registro, o trabalhador apenas terá direito ao valor de até um salário mínimo federal, se trabalhou pelo menos 1 mês no ano anterior.

Por exemplo: Carlos trabalhou dois meses de carteira assinada em 2019, logo ele terá direito a R$175,66, porque apenas trabalhou 2 meses. Em outro exemplo, se Carlos tivesse trabalhado o ano de 2019 inteiro com carteira assinada, o valor do benefício seria R$1045,00.

PIS X PASEP – Qual a diferença?

Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar tanto de PIS quanto PASEP, mas qual a diferença entre os dois?

A única diferença marcante é que o Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores do setor privado, enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) destina-se aos trabalhadores do setor público, seja Federal, Estadual ou Municipal.

Quem é funcionário privado recebe o beneficio do PIS diretamente em uma conta da Caixa, valor que pode ser retirado com o cartão cidadão através do caixa eletrônico ou em uma das unidades lotéricas espalhadas pelo Brasil. Os funcionários públicos recebem o PASEP através do Banco do Brasil, se você for cliente, o valor é depositado diretamente na conta.

Como consultar PIS online?

A consulta do PIS pela internet, no site da Caixa é bastante simples, mas as perguntas de segurança podem complicar um pouco a vida dos usuários.

1 – Primeiramente, acesse a página especifica do Abono Salarial da Caixa, que pode ser acessado através desse endereço: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/abono-salarial/Paginas/default.aspx;

Abono salarial primeira pagina caixa

2 – Após abrir o site informado no link anterior, clique no botão consular pagamento;

3 – Na próxima página, será necessário informar o seu número do CPF, e-mail ou NIS, juntamente com a senha para acessar o aplicativo. Caso ainda não tenha ou esqueceu a sua senha, clique no botão “Cadastrar/Esqueci senha”;

Tanto para quem já é cadastrado quanto para quem vai fazer o primeiro acesso, o sistema da caixa poderá apresentar perguntas sobre o seu histórico trabalhista, tais como: data de admissão ou demissão de uma empresa, data dos últimos benefícios recebidos, nome da mãe, dentre outras informações que constam na carteira de trabalho digital ou física.

O acesso ao site do abono salarial pode solicitar algumas informações antes de liberar o acesso ao valor do benefício.

Depois de responder às perguntas de segurança, o sistema vai ser redirecionado para a página que apresenta o valor disponível do benefício.

Consultar valor do PIS pelo aplicativo

O valor do PIS também pode ser consultado através do aplicativo lançado para Android e iPhone. Confira nosso passo a passo com imagens ou direto no vídeo:

  • Acesse a sua loja de aplicativos, temos como exemplo a versão para Android, mas no iPhone funciona da mesma maneira, e busque pelo aplicativo “Caixa trabalhador”;

  • Depois de instalado, abra-o;
  • Na tela inicial clique no botão “Acessar”;

  • Em seguida, insira o número do seu CPF e senha de 6 números e pule para o último passo desse tutorial. Caso seja um novo usuário, clique no botão “Cadastra-se”;

  • O primeiro passo para um novo cadastro é digitar o seu CPF;

  • Na próxima tela, insira o seu nome completo e clique em próximo;
  • No passo 3, informe a sua data de nascimento e novamente clique em próximo;
  • No passo 4, informe um endereço de e-mail que você tem fácil acesso, pois será necessário confirmá-lo;
  • Por fim, informe uma senha de seis dígitos duas vezes e retorne para a página inicial;
  • Pronto, você entrou no aplicativo, o valor do beneficio está disponível no botão “Abono salarial”.

A caixa também tem um aplicativo para você consultar o saldo do FGTS.

Calendário do pagamento do PIS

Caso você esteja procurando informações do calendário do pagamento do PIS, essa informação pode ser acessada tanto no site da Caixa quanto no aplicativo.

Se você estiver utilizando um celular, após fazer o download do app Caixa trabalhador, na primeira tela aparece o botão “Calendários Cotas/PIS/Abono”, basta que você clique sobre ele.

Por outro lado, a informação também pode ser acessar através do site da Caixa, clicando na opção “Calendário de pagamentos”. Para adiantar o seu trabalho, disponibilizamos a tabela de pagamentos do PIS 2020/2021:

Mais informações

Se ainda tiver dúvidas sobre como consultar o PIS, você também pode entrar em contato com a central de atendimento da CEF, através do telefone: 0800 726 0207 ou se dirigir pessoalmente até uma das unidades mais próximas.

Se em sua cidade não houver agência, uma casa lotérica poderá ter dar algumas informações, mas nesse caso é mais interessante ligar para o 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.