Cartão cidadão online – Solicitar pela internet

O cartão cidadão é fornecido aos trabalhadores de carteira assinada pela Caixa Econômica Federal em parceria com o Governo brasileiro. Com ele, o trabalhador tem muitos benefícios, tais como o PIS, saque do fundo de garantia, seguro desemprego e outros.


Todavia, solicitar o cartão cidadão online ainda não é possível. De acordo com a caixa, impedindo que o serviço seja realizado através da internet, o cidadão evitar de cair em golpes e outras coisas do tipo.

Assim como acontece com outros cartões emitidos por bancos, o cartão cidadão também vem com um chip único. No entanto, ele não conta com opções de débito e crédito como os demais cartões.

Na verdade, a única semelhança do cartão é ter um chip e o mesmo formato. A principal função do cartão cidadão é permitir que o trabalhador saque o seu benefício em qualquer unidade lotérica, desde que o valor seja permitido, ou em uma CEF.

Para ter acesso ao cartão cidadão gratuito, o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos uma vez na vida de carteira assinada, caso contrário, não conseguirá emitir o cartão.

Quem pode solicitar o cartão cidadão de graça?

cartao cidadao na internet
O cartão cidadão é um beneficio de todo trabalhador que tem carteira assinada, ativa ou não.

Na verdade, o cartão cidadão é gratuito para todos os trabalhadores brasileiros que tenham trabalhado ou estejam trabalhando com carteira assinada.

Não importa qual a idade do funcionário registrado, se é homem ou mulher, a regra é essa, se o trabalhador tem carteira assinada ele tem direito de pedir o cartão cidadão. Pois é com ele que o trabalhador conseguirá sacar os seus benefícios.

Como solicitar o cartão cidadão pela primeira vez?

A dúvida é muito grande a respeito da solicitação do cartão cidadão pela primeira vez. No entanto, não existe nenhum segredo.

O cartão cidadão só pode ser solicitado em uma das agências da Caixa Econômica do Brasil ou em algumas lotéricas especificas, mas é coisa rara.

Em caso de maiores informações ou agendamento em uma das unidades da CEF, você pode estar ligando para o telefone de atendimento da Caixa 0800 726 0207. No telefone, você pode esclarecer dúvidas que ficaram sobre como pedir o cartão cidadão.

telefone do cartão cidadão
O telefone de atendimento da Caixa funciona 24 horas por dia.

Documentos necessários:

Carteira de trabalho ou número do PIS, esse número está disponível na primeira folha da carteira;

Carteira de Habilitação modelo novo;
Carteira de Identidade;
CTPS;
Certidão Civil;

O cartão cidadão será entregue no endereço cadastrado junto à CAIXA em um período de 15 dias, mas que pode variar bastante dependendo da localização onde você mora.

Assim que receber o seu cartão, será preciso realizar o desbloqueio do cartão.


Cartão cidadão online – 2º via pela internet

Assim como você já deve ter notado, não tem como solicitar o cartão cidadão pela internet, mas é possível solicitar a segunda via em caso de perda ou roubo.

Assim que notar que o seu cartão cidadão sumiu ou foi roubado, você deverá ligar imediatamente para o 0800 da Caixa, 0800 726 0207. Informe a situação atual do seu cartão e solicite o bloqueio imediato.

Quando o bloqueio tiver sido efetivado, a atendente te sugira a emissão de uma segunda via do cartão cidadão. Na verdade é um cartão novo, com uma numeração nova e uma nova senha, mas os benefícios serão os mesmos.

Recuperando a senha do cartão cidadão

A senha do cartão cidadão é bloqueada se digitada três vezes seguidas de forma errada. Para fazer o desbloqueio da senha do cartão é muito simples, basta se dirigir até uma das unidades lotéricas de sua cidade ou região, levando consigo o cartão cidadão com a senha bloqueada e um documento com foto.

Recomendado: Como recuperar a senha do cartão cidadão.

Assim, o atendente conseguirá fazer o cadastro de uma nova senha para você rapidamente. Pode acontecer de você precisar ir até uma das unidades da Caixa para fazer uma nova senha.

Seja qual for a situação, o desbloqueio do cartão e a criação de uma nova senha de acesso é direito de todos os trabalhadores. Por isso, o serviço é gratuito e feito rapidamente.

Consultar saldo e extrato do PIS

Se a sua intenção é fazer a consulta do seu saldo do INSS, PIS e outros. Primeiramente é preciso acessar o site da Caixa, através do link: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01.

consultar extrato do fgts
Tela inicial do site na hora de fazer a consulta do extrato FGTS.

O segundo passo é inserir o número do seu benefício PIS e a senha previamente cadastrada. Caso não tenha feito nenhuma, basta clicar no botão “Cadastrar senha”, insira o número do PIS e o CPF do beneficiário, além de uma senha segura e de fácil memorização.

Após fazer o seu login no site, você poderá acessar todas as suas informações referentes aos seus benefícios.

Lembrando que essas mesmas informações podem ser visualizadas com cartão cidadão em um dos caixas eletrônicos da Caixa.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.