Cheque devolvido pela primeira vez da problema?

Um dos principais problemas que os brasileiros enfrentam é relacionado ao talão de cheques, seja por folha descontada antes da hora, cheque sem fundo, etc. No entanto, cheque devolvido pela primeira vez traz problemas para o titular?

Para esclarecer as principais dúvidas sobre cheque devolvidos e os outros códigos (erros) gerados por eles. Nós do Escola Vonove preparamos um tutorial completo para te ajudar.

Quando um cheque é devolvido pela primeira vez ele gera o código 11. Entretanto, o perigo mesmo está quando são gerados os códigos 12,13,14 ou ainda outros.

Vamos aprender mais sobre os códigos? Continue lendo.

O que acontece quando o cheque é devolvido pela primeira vez?

Quando um cheque é devolvido pela primeira vez para a pessoa que tentou desconta-lo no banco, o sistema gera o código 11.

O código 11 é referente à cheque devolvido. Nesse caso, o portador do cheque em questão tentou desconta-lo em uma das agências do banco emissor, mas foi devolvido pela falta de fundos na conta.

Após o erro, a folha de cheque volta para o portador. A pessoa pode fazer uma segunda tentativa de depósito ou entrar em contato com quem assinou o cheque para negociar uma forma de pagamento.

Veja também: Como preencher um cheque da forma correta.

No caso de quem assinou o cheque, ao consultar o extrato bancário e perceber que o cheque gerou o código 11.Recomenda-se colocar fundos imediatamente na conta para evitar o código 12.

Diante disso, podemos adiantar que um cheque devolvido pela vez não dá problema e nem cobra taxas dos clientes. Entretanto, a partir do código 12, o banco pode decidir se fecha a conta do cliente ou não;

Se você está entre o código 11 e 12, ou seja, o portador de um cheque seu já tentou descontar o mesmo uma vez e está prestes a tentar novamente. Sugerimos que você tente entrar em contato com ele para conseguir mais tempo ou dar uma solução.

Assim você garante que o seu nome não seja negativado e evita de ter problemas maiores com a sua conta no futuro.

Você sabia que é possível fazer empréstimos com o nome sujo utilizando cheques?

Por fim, caso for de seu interesse, sugerimos que você leia: Como fazer empréstimos com cheques pré-datados.

Outros códigos referentes a talões de cheques

Sua dúvida já foi esclarecida no parágrafo acima, mas recomendamos que você leia sobre os outros códigos referentes a talões de cheques.

Essa informação será bem útil se você não conseguir fundos para cobrir o valor do cheque que foi devolvido e já gerou o código 11. Confira:

Código 13:  Conta encerrada

A conta foi encerrada devido ao motivo do código 12, onde o cliente deixou o cheque ser apresentado duas vezes ou mais sem fundos;

Código 14:  Prática espúria (ilegal);

Código 20: Cancelamento de folha de cheque em branco, solicitado pelo cliente

O cliente foi até o banco e solicitou o cancelamento de uma folha ou mais de seu talão de cheques;

Código 21: Cheque sustado pelo emitente ou portador;

Código 22: Divergência ou insuficiência de assinatura

Assinatura do cheque dado como errada ou cheque sem assinatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.