Como fazer a atualização do Bolsa Família para o Auxilio Brasil?

A atualização do Bolsa Família para o Auxilio Brasil é feita de forma automática. Ou seja, se você já estava recebendo o benefício com o cartão ou através do Caixa Tem, você já estará participando automaticamente do novo programa.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que já à alguns anos vem ajudando pessoas de extrema pobreza no território nacional.  Todos os anos,  uma equipe fica responsável para fazer a atualização do Bolsa Família, em cada município.

O intuito da atualização do Bolsa Família é para manter somente pessoas que vivem em situação de extrema pobreza no Brasil.  Dessa forma, os cadastros que foram feitos de forma ilegal ou que já não se enquadram mais no programa, são excluídos através da atualização.

As pessoas que precisam renovar o benefício serão avisadas diretamente pelo comprovante da lotérica. Se você foi um dos avisados, é preciso ficar atento ao prazo descrito no canhoto.

renda brasil atualizara o bolsa familia

Como saber se devo renovar meu cadastro?

Quem necessita fazer alguma renovação no Bolsa Família será comunicado pelo próprio comprovante de pagamento do Bolsa Família, emitido pela lotérica ou guichê da caixa.

O cidadão tem até o dia 31 de dezembro do mesmo ano para botar tudo em ordem. É importante não passar da data proposta pelo comprovante, pois você poderá ter seu beneficio bloqueado e muitas vezes até cancelado.

Dados que precisam ser atualizados no Bolsa Família

Os principais dados que precisam de atualizações são: mudanças de endereço ou escola dos filhos, alteração na renda familiar, número de filhos.

Mudança de endereço: Se você se mudou de residência e ainda não avisou o setor responsável pelo beneficio social em sua casa. Apresente um comprovante de residência em seu nome ou dos dependentes.

Alteração de escola: Nunca esqueça de avisar no setor responsável sobre mudança de escola dos seus filhos, pois a frequência nas aulas é uma dos requisitos para participar do Bolsa família.

Renda familiar: Algum dos membros da família começou a trabalhar ou perdeu o emprego? Não se esqueça de avisar.

Número de dependentes: Nasceu alguma criança ou algum dos filhos saiu de casa? Avise também.

Por fim, a atualização dos dados pode ser feita por um dos gestores municipais do setor de serviços sociais de sua cidade.