Como pagar o IPVA pelo Banco do Brasil – Site, caixa e app

pagar ipva pelo BB no app

Para pagar o IPVA através do Banco do Brasil é um processo muito simples. Você pode fazer o pagamento desse imposto mesmo se não sendo cliente da instituição. Todavia, se for, você pode acessar a conta BB pelo app.

Atualmente é possível fazer o pagamento do IPVA de carros e e motos dos seguintes estados: Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Acompanhe durante esse texto qual é o procedimento para você pagar o IPVA atrasado ou em dia pelo aplicativo, site e caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Pagamento do IPVA pelo app Banco do Brasil

Os correntistas do BB podem fazer o pagamento do IPVA ou quitar o licenciamento do veículo através do app da instituição. Para isso, é preciso ter a senha do Banco do Brasil desbloqueada.

Passo a passo para fazer o pagamento via app

1. Primeiramente, acesse o app do Banco do Brasil em seu celular e entre com a sua agência, número de conta e senha de 8 dígitos;
  2. Em seguida, clique no botão “menu”, que fica localizado no canto inferior esquerdo da tela;
  3. O passo seguinte é rolar as opções até encontrar “Pagamentos”. Em seguida, dê um clique sobre ela e selecione a opção “Impostos e taxas”;
  4. Na nova tela que abrir, você verá vários nomes de impostos, tais como: DARF, GPS, IPTU. Selecione a opção “Débitos de veículos”;
  5. Em seguida, selecione o estado em que corresponde a sua solicitação, que pode ser: BA, DF, MA, MG, MS, PR, PI, PE, RN, RS, SC e SP;
  6. Na tela seguinte, escolha entre fazer o pagamento do licenciamento pelo Banco do Brasil ou IPVA. Selecione a segunda opção “IPVA”;
  7. Por fim, informe o número do RENAVAM do seu veículo e clique em continuar. Na tela seguinte, você pode escolher qual a cota que você deseja fazer o pagamento.

Tutorial em vídeo:

É importante destacar que você pode fazer o pagamento do IPVA no Banco do Brasil de outras pessoas, não precisa ser necessariamente um veículo registrado no mesmo nome do titular da conta.

Pagar IPVA pela Internet no site bb.com.br

A segunda opção é para quem também é cliente do Banco do Brasil, mas deseja fazer o pagamento do IPVA pela internet, através do site bb.com.br. Neste local é possível também fazer o adiantamento do IRPF e atualizar boleto vencido BB.

Pagamento pelo site

• Primeiramente, acesse o site do Banco do Brasil, através do endereço: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial;
  • Em seguida, no topo direito do site, clique no botão azul “acesse sua conta”;
  • Na página seguinte, informe o número da agência, conta e senha. Caso você ainda não tenha instalado o módulo de segurança, assista neste vídeo como instalar;
  • Na lateral esquerda, selecione a opção “Pagamentos”, seguido de “taxas e impostos”;

• Em seguida, selecione a opção “Débitos de veículos” e o estado onde o carro está registrado, por exemplo: Paraná;
  • Por fim, clique em “Renavam”, digite o número do mesmo e clique em continuar. Em seguida, escolha a cota que você deseja realizar o pagamento.

Pagamento no caixa eletrônico de uma agência

O pagamento do IPVA do carro ou moto em uma agência do Banco do Brasil também é possível, mesmo se o imposto estiver atrasado. Para fazer o procedimento, você precisa estar com o documento do Renavam em mãos e se dirigir até um caixa BB.

1. Após se dirigir até um caixa eletrônico, clique em qualquer tecla do dispositivo e selecione a opção “Pagamentos”;
  2. Em seguida, selecione a opção “Taxas e impostos”;
  3. Agora, selecione a opção que corresponde a “Débitos de veículos”, seguido do estado onde você mora ou onde o carro está vinculado;
  4. Na guia pagamento, você precisará escolher entre licenciamento e IPVA;
  5. Por fim, informe o número do seu documento de Renavam e selecione a cota ou ano do imposto que você deseja fazer o pagamento.

Pagamento de IPVA atrasado é possível?

Para pagar o IPVA atrasado pelo Banco do Brasil é preciso apenas seguir um dos tutoriais que foram apresentados neste texto. A única diferença é que você não conseguirá fazer o parcelamento do imposto, pois o prazo já terá expirado.

Dessa forma, acesse o app, site ou dirija-se até um caixa eletrônico do BB e repita um dos passos apresentados durante essa postagem.

Conclusão

Não importa se você é correntista do Banco do Brasil ou não, o pagamento do IPVA pela internet ou no caixa eletrônico é acessível para todos os proprietários de veículos.

Se em últimos casos você não conseguir fazer o pagamento em nenhum dos canais informados neste texto, você pode ir até um agência do Detran e solicitar o boleto para quitação. Falando em Detran, no site da instituição é possível consultar multas e débitos do veículo pela internet.