Como solicitar exclusão de uma reclamação no Mercado Livre

cancelar uma reclamação no mercado Livre

Nós como vendedores do ML sabemos o peso que uma reclamação tem sobre as vendas na plataforma. No entanto, como faço para solicitar a exclusão de uma reclamação ou cancelamento no Mercado Livre?

Esse é o tema deste artigo, onde vamos comentar sobre algumas situações reais que já tivemos na plataforma e como fizemos para remover algumas reclamação e cancelamentos injustos da reputação.

Além disso, vamos falar sobre como funciona a reputação, qual a importância de manter a régua sempre no verde, por onde solicito a exclusão e sugestões de outros marketplaces para você aumentar suas vendas pela internet.

O que é reputação do Mercado Livre?

A reputação do Mercado Livre é uma forma de qualificar os vendedores dentro da plataforma. Atualmente existem 3 pontos que o vendedor precisa ficar atento, que são: Entregas no prazo, baixo índice de cancelamentos e até 3% de reclamações.

Dentre os 3 itens da reputação, fazer as entregas no prazo é o mais fácil para o vendedor, pois depende somente dele e não do cliente.

Cancelamentos

No caso dos cancelamentos, o vendedor deve evitar ao máximo cancelar um pedido. Quando não houver opção, tente entrar em contato com o comprador e explicar a situação. Durante a conversa, você deve orientar o comprador a fazer o cancelamento clicando na opção “me arrependi da compra”.

Todos os cancelamentos feitos em categorias do tipo: “vendedor não enviou o produto”, “vendedor não tem o produto” ou outras similares vão pesar na reputação do seu cadastro.

Por exemplo, a cada 100 vendas realizadas, você tem direito de cancelar apenas 3. Por isso, fique atento a página de reputação.

Reclamações

Tão ruim quanto os cancelamentos são as reclamações dentro da plataforma. Por esse motivo, embale sempre os pedidos da melhor forma possível e envie exatamente o que o cliente comprou.

Neste caso, as reclamações não podem ser superiores a 3%. Caso contrário, a sua reputação vai para o amarelo e as vendas tendem a diminuir.

Porque preciso ficar no verde para vender mais?

Já percebeu que as avaliações e comentários de outros usuários são muito mais relevantes para o cliente do que as opiniões da empresa?

Por esse motivo, você precisa fazer o máximo para manter a sua conta no Mercado Livre sempre no verde, pois muitos usuários levam somente isso em consideração.

É importante que você saiba que se a sua conta estiver no verde, amarelo, laranja ou vermelho, o comprador continua com o dinheiro protegido através do Programa Compra Garantida.

No entanto, o cliente vai levar dois pontos em consideração. O primeiro deles, a empresa envia com atraso ou entrega produtos ruins. Segundo, ela não sabe que tem as mesmas garantias comprando de uma empresa no verde ou no vermelho.

Canais para solicitar exclusão de reclamação no Mercado Livre

Temos plena consciência que existem clientes desavisados e que compram no impulso. Muitos desses usuários desistem da compra ou fazem a aquisição de produtos diferentes daqueles que realmente precisavam.

Como consequência, abrem uma reclamação fora da categoria adequada, pedem o reembolso e acabam prejudicando o vendedor. Por outro lado, existe alguns caminhos que você pode seguir para exclusão a reclamação da sua reputação no Mercado Livre.

• Primeiramente, acesse as suas vendas no seu cadastro, escolha a venda com reclamação encerrada e clique no botão “preciso de ajuda”. Role a tela de ajuda para baixo e clique em “Preciso de mais ajuda ou falar com Mercado Livre”;
  • Em seguida, selecione a opção de chat ou Whatsapp;
  • Explique a situação para o atendente e peça a reconsideração da reclamação. Se tudo estiver ok, o atendente removerá a reclamação e você verá refletido em sua conta em até 24 horas.

Quais outros sites para vender pela internet?

Além do Mercado Livre, você pode começar a vender os seus produtos em outros marketplaces similares, mas todos eles possuem as suas regras de reputação.

Shopee: Esse site chegou para ser o maior concorrente do ML no Brasil, tanto que muitas características estão sendo copiados pelo próprio marketplace americano.

Magazine Luiza: Além de vender os seus produtos próprios, o Magazine Luiza também permite que empresas utilizem o seu marketplace para aumentar a exposição de seus produtos.

Grupo B2W – Formado por grandes empresas como Americanas e Submarino, o grupo B2W permite que você cadastre os seus produtos para serem expostos nas páginas desses grandes sites.

Esses são apenas alguns dois sites que podem ser usados para aumentar as vendas da sua loja.