Para fazer a consulta do saldo FGTS é muito fácil. O cidadão pode fazer o procedimento de três formas diferentes. Pelo site da Caixa, através do aplicativo FGTS ou no 111.
Para consultar o valor disponível do seu benefício é preciso ter em mãos o número do seu CPF ou código PIS.
Nesta postagem, nós explicaremos em detalhes como fazer o cadastro nos aplicativos do FGTS, da Caixa. Desse modo, você poderá utilizar a mesma senha para visualizar o extrato do seu fundo em qualquer um dos canais.
Como fazer o cadastro no aplicativo do FGTS
Se você ainda não tem o aplicativo do FGTS instalado em seu celular. Acesse a Play Store, para Androids, ou App Store, do iPhone.
Se preferir, faça o procedimento assistindo ao vídeo abaixo:
Veja mais: Como transferir o valor do FGTS emergencial para sua conta Picpay ou Mercado Pago.
- Depois de instalada, abra o aplicativo e clique no botão laranja “Entrar no aplicativo”;
- Em seguida, clique no botão “É novo por aqui? Cadastre-se”;
- Na primeira tela, insira o número do seu CPF e clique em próximo;
- Em seguida, informe o seu nome completo e clique em próximo novamente;
- Na tela posterior, insira a sua data de nascimento e prossiga;
- Agora, informe um endereço de e-mail válido duas vezes. Essa etapa é muito importante, pois você precisará confirmar o e-mail logo em seguida;
- Por fim, crie uma senha numérica de seis dígitos. A senha deve ser repetida duas vezes. Em seguida, marque a opção não sou um robô e finalize o seu cadastro.
Pronto! Agora é só clicar no link de confirmação que foi enviado para o seu e-mail.
O acesso ao aplicativo é feito pela tela inicial, com o número do CPF e a senha criada.
Você também pode estar interessado em saber a data e valor do depósito do seu PIS.
Como consultar o saldo do FGTS pelo aplicativo
Agora que você já está cadastrado no aplicativo, vamos ao passo passo para consulta do saldo FGTS.
- Na tela inicial, insira o seu CPF e senha e marque a opção de verificação;
- Em seguida, será necessário fazer a verificação de algumas perguntas de segurança. Tais como: empresas que você já trabalhou, data de admissão ou demissão, dentre outros;
- Terminada a verificação, o seu saldo do FTGS já estará disponível na tela;
- Se precisar de informações mais específicas, clique sobre o nome da fonte pagadora;
Sabia que dá para sacar o seu beneficio do FGTS utilizando o seu cartão cidadão?
Caso queira ativar o saque aniversário do FGTS, role a tela para baixo e clique no balão correspondente. Através do aplicativo também é possível cadastrar uma conta bancária para recebimento de futuros saques em sua conta.
Outras funções do aplicativo
Além de exibir o saldo do Fundo de Garantia (FGTS), o aplicativo para celular também tem outras funções disponíveis. Conheça algumas delas:
Saque-aniversário: Através do aplicativo é possível ativar a modalidade.
Serviço de SMS: Através dessa ferramenta você consegue ativar o recebimento da movimentação da sua conta FGTS. Para isso, clique no botão “Mais”. Dentre os serviços disponíveis, selecione a opção correspondente.
Último deposito: Ainda na tela inicial, você pode consultar qual foi a data e o valor do último deposito realizado pelo seu empregador.
Extrato completo: Se você tem mais de uma conta no FGTS é possível seleciona-la e consultar o extrato completo. Dessa forma, você consegue ver o valor do deposito, taxa de juros mensal e as retiradas.
Muito mais: Além disso, é possível ativar a opção de saque aniversário, cadastrar uma conta bancária para recebimento dos saques, dentre outros serviços.
No entanto, a alteração de dados apenas pode ser realizada em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Consultar saldo do FGTS pelo telefone
Outra forma prática de fazer a consulta do saldo do FGTS é ligando para a central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no telefone 111.
Durante esse período de muitos acessos simultâneos, pode ser que a ligação caiu uma ou duas vezes, mas você deve continuar tentando.
Após conseguir completar a ligação, selecione a opção referente ao FGTS. Em seguida, escolha a opção de extrato. Por fim, responda algumas questões de segurança para confirmar a sua identidade e tenha acesso ao extrato do FGTS.
Formas de sacar o FGTS?
Até pouco tempo atrás as únicas formas de sacar o saldo do FGTS era quando o funcionário ganhava a conta por justa causa ou se aposentava.
Entretanto, hoje em dia o cidadão pode optar pelo saque aniversário. Uma modalidade de saque que permite que o funcionário resgate uma porcentagem do Fundo de Garantia todos os anos, no mês do seu aniversário.
O saque do FGTS pode ser realizado de duas formas, através do caixa interno da agência da CEF ou diretamente nas Casas Lotéricas e caixas eletrônicos Caixa, com o cartão cidadão.