Dicas de como acabar com chulé dos calçados e pés

O chulé é uma das coisas mais constrangedoras que existem. Ao chegar na casa de um parente ou amigo e retirar o tênis e ouvir uma frase semelhante a esta “A não! Pode colocar esse tênis de novo, mas que catinga!”, é totalmente desagradável.

No entanto, isso pode ser evitado seguindo algumas pequenas dicas de higiene que serão apresentadas nessa postagem. No entanto, para isso é preciso que você siga as dicas constantemente, não adianta fazer isso apenas no momento em que você está lendo essa postagem.

acabar com o chule

Caminho para acabar com chulé dos pés e sapatos

  •  O primeiro passo para acabar com o chulé é lavar com frequência seus sapatos e tênis com sabão ou detergente;
  • Troque sempre a palmilha de seus calçados, principalmente se elas já estão muito gastas ou se já apresentam um odor desagradável;
  • Se possível, alterne o uso dos calçados, deixando cada par descansar por pelo menos 24 horas. Com isso ele irá arejar mais e irá se dissipar o mau cheiro e suor acumulados durante um dia inteiro de uso;
  • Aplique produtos como sprays nos calçados sempre que for utilizar, para evitar o mau cheiro;
  • Evite usar palmilhas molhadas, e de preferência ao uso daquelas com propriedades antibacterianas;

Após você seguir todas as dicas mencionadas e não ter sucesso é recomendável que você procura um médico especializado para ver o que pode ser feito com o “chulé”.

Falando em calçados, aprenda como desencardir os seus havaianas. 

Abaixo ainda tem um vídeo com um profissional sobre o assunto:

Como surge o chulé?

O chulé está ligado a três etapas: suor natural, bactérias e falta de ventilação.

O suor é totalmente natural e necessário para manter a temperatura agradável dos pés. Nessa primeira etapa não existe mau cheiro.

Passando para o segundo estágio, temos as bactérias que se alimentam dos restos de pele morta e suor. Depois de ficarem de barriga cheia, as bactérias evacuam gases que causam o cheiro ruim. Esses gases são: ácido isovalérico e o metanotiol.

O cheiro fica ainda mais forte quando retiramos as meias e o tênis, pois enquanto estavam nos pés o cheiro estava isolado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.