Como trocar o óleo do carro em casa | Faça você mesmo e economize

Sabia que é possível trocar o óleo do carro em casa sem a necessidade de levar o carro até um mecânico?. Entretanto, fique atento ao manual desse texto para não fazer o procedimento errado e ter dores de cabeça no futuro.

Para que o motor do veículo funcione corretamente é necessário que o mesmo esteja perfeitamente lubrificado e para isso é essencial manter o nível do óleo de acordo com o manual do proprietário. Poucos motoristas sabem, mas é preciso fazer a troca do óleo quando a quilometragem desse é completada, mesmo que o nível desse óleo esteja parecendo normal.

Nessa postagem ensinaremos trocar o óleo do carro em casa. É importante dizer que esse procedimento apenas deve ser feito por pessoas que tem as ferramentas necessárias.

As maiores vantagens de se fazer o serviço por conta estão relacionados a economia com a mão de obra mecânica e o valor cobrado pelo litro do óleo.

Como trocar óleo do motor do carro em casa

como trocar o oleo do carro sem sair de casa

Mesmo não sendo tão fácil como abastecer um carro, a troca de óleo do motor do veículo também é considerada uma tarefa muito fácil. No entanto, recomenda-se que cada proprietário leia o manual do seu veículo para saber quais as ferramentas deverão ser usadas e quantos litros de óleo são necessários para encher o compartimento do óleo.

Outras dicas que você pode se interessar: Como comprar um carro com segurança na internet;
Como remover marcas de água e sujeira dentro dos faróis do carro.

Tendo as ferramentas adequadas para a remoção do óleo antigo e a quantidade indicado do novo óleo, a troca já poderá ser realizada.

  • Com o uso de um macaco, levante um dos lados dianteiros do veículo. O uso de uma rampa é sempre o mais indicado;
  • Em seguida, utilize uma vasilha e coloque em baixo do parafuso do cárter e com o uso da ferramenta correta faça a remoção do único parafuso do cárter do veículo e deixe todo o óleo escorrer, caso não saiba o que seja cárter ou seu parafuso, busque informações no manual do proprietário do veículo;
  • No passo seguinte, recoloque o parafuso do cárter e baixe o macaco;
  • Agora abra o capo do carro e retire a tampa indicada no motor para o óleo. Em seguida, coloque a quantidade recomendada de óleo no lugar indicado. Com o uso da vareta, veja se o nível do óleo está no recomendado. Caso contrário será necessário colocar uma quantidade maior do que a indicada.

Pronto. Agora basta colocar a etiqueta de quilometragem e troca de óleo no vidro do seu veículo. Recomenda-se efetuar a troca sempre que essa quilometragem for atingida ou quando a luz de óleo no painel começar a ascender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.