Fazer CPF pela internet | Emitir 1° e 2° via do documento

Desde 2012, a Receita federal permite que os brasileiros emitam a primeira ou segunda via do CPF através na internet. O cidadão pode fazer a emissão em qualquer horário do dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.

Para tirar o CPF online é muito fácil, basta alguns cliques e inserir algumas informações. Além disso, com a emissão online do documento, o individuo não precisa se preocupar em pagar a taxa de R$5,70 que era cobrada pelo Banco do Brasil, CEF e Correios.

Outra novidade é que não existe mais o cartão do CPF em plástico. Atualmente, o cidadão faz a emissão de uma versão em papel do documento, que pode ser plastificada. No entanto, em caso de perda, a emissão da segunda via do CPF também é bem simples.

Cidadão brasileiro pode emitir a 1º ou segunda via do CPF no site da Receita Federal.

Sobre o cartão do Comprovante Pessoa Física (CPF)

Conforme descrito na introdução, a versão plástica do CPF não é mais emitida, desde 2010. Isso acontece porque outros documentos também começaram a ser emitidos com a numeração, como a CNH e o Registro Geral (RG).

Caso o cidadão perca ou extravie o CPF, ele não mais receberá uma versão plástica do documento, apenas conseguirá emitir um comprovante de inscrição através do site da Receita Federal, que também é valido.

Veja também: Como cadastrar no aplicativo Caixa Tem

Fazer 1° via do CPF pela internet

O procedimento para emitir o CPF online pela primeira vez é bem tranquilo. Confira o passo a passo:

  1. Acesse a página oficial da Receita Federal, através do link;
  2. Em seguida, informe o seu nome completo, data de nascimento, número do titulo de eleitor, gênero, se brasileiro ou não, estado de nascimento e nome completo da mãe;
  3. No segundo bloco, você vai precisar digitar suas informações de contato, incluindo: CEP, cidade, estado, rua, número, complemento, bairro. Caso o CEP esteja vinculado a um endereço especifico, a maioria das informações serão preenchidas de forma automática;
  4. Por fim, insira o seu número de telefone com DDD e clique em enviar.

Feito, agora você já terá acesso ao seu cartão de CPF.

Aprenda onde e quem pode fazer o CPF para menores de idade

Solicitar 2º via do CPF online pela internet

Caso você já tenha o documento emitido, mas necessita de uma segunda via do CPF, nós também criamos um passo a passo para te auxiliar.

Primeiramente, acesse a página para reimpressão do documento de CPF, através desse link;

Na página acima, o site vai te apresentar três opções de 2° via do CPF. São elas:

  • Para pessoas não entregaram a declaração IRPF nos últimos dois anos;
  • Para cidadãos que entregaram a declaração do IRPF nos últimos dois anos;
  • Atendimento para quem gerou um código nas agências do Correios, Caixa ou Banco do Brasil.

Opção 1: Na primeira opção disponível, o cidadão pode fazer a impressão simplificada do seu CPF. Para isso, clique sobre “impressão simplificada”.

Na página seguinte, insira as informações solicitadas, tais como: Número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. Por fim, clique em enviar.

Pronto! Agora é só imprimir.

Opção 2: Se você enviou a declaração do IRPF nos últimos dois anos, você deve clicar no botão “Atendimento Virtual”. Em seguida, informar o seu número de CPF, código de acesso e senha. Se ainda não for cadastrado, basta fazer um cadastro rápido.

Opção 3: Se você iniciou o atendimento da 2° via do CPF através dos Correios, Caixa ou Banco do Brasil, selecione a opção “Impressão por código de atendimento”.

Na tela seguinte, informe o local do atendimento, código, data de nascimento e data do atendimento.

Tirar o CPF pela internet é seguro?

Segundo informações de integrantes do alto escalação do Governo, o sistema é altamente seguro e qualquer percepção de fraudes impede o acesso.

Se notar pelas orientações de como emitir a segunda via, logo acima, são solicitadas diversas informações ao requerente. Caso alguns desses dados sejam inseridos de forma errônea, o acesso é negado.

Dessa forma, se um dos seus dados digitados estiverem cadastrados de forma errada no sistema gov.br, como o nome da mãe, por exemplo, você não conseguirá emitir o CPF online.

Nesse caso, será preciso comparecer até uma das agências da Receita Federal para atualizar o seu cadastro e solicitar a segunda via do documento.

O atendimento é realizado somente através de agendamento antecipado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.