Identificando os SMS (mensagens) falsos recebidos no celular

As famosas mensagens promocionais recebidas no celular quase sempre são de “bandidos” tentando arrancar dinheiro de pessoas desinformadas, principalmente de pessoas mais velhas que não são muito chegadas a “tecnologia”. No entanto, é dever dos mais chegados comentar sobre esse tipo de golpe que anda rondando os celulares brasileiros. Nessa postagem veremos bastante sobre o assunto.


Nos SMS recebidos, são mencionados prêmios que você supostamente tenha ganho, sendo que não passam de grandes mentiras. Nenhuma das mensagens recebidas tem um telefone 0800 ou fixo, todos eles tem um telefone completo e de celular. Ao tentar ligar para esses telefones, o “bandido” pede informações de conta bancária e dados pessoais da vitima. Depois de um certo tempo, o golpista pede para a vitima comprar créditos de celular e passar as informações para tal número, telefone que geralmente se encontra com um presidiário.

Alguns dos mais populares SMSs falsos: Como a divulgação de certas campanhas na televisão é forte, os golpistas se aproveitam dessa oportunidade e enviam mensagens de programas como o Faustão, Gugu, campanhas de empresas e outros. Os prêmios oferecidos vão desde eletrônicos até altas quantias em dinheiro.


Identificando o SMS falso: É sempre bom lembrar que o dinheiro não cai do céu e que ninguém presenteia outras pessoas com milhares de reais ou carros, simplesmente do nada. Se alguma empresa ou programa de televisão estiver promovendo alguma promoção, esta será divulgada. Quando existe um ganhador, nenhuma destas empresas irão exigir algo em troca da entrega do prêmio.

Toda e qualquer promoção deve ser divulgada e possuir um regulamento, por lei. É sempre útil ler tal regulamento e saber que, por exemplo, aquela promoção não irá enviar SMS para nenhum participante.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.