Inscrições Encceja 2020 | Página do participante, datas e dia da prova

As inscrições Encceja 2020 já podem ser realizadas através do site do INEP.


Assim como foi nos anos anteriores, não será cobrado nenhuma taxa de inscrição do candidato. A regra vale para todo o processo de aplicação.

Sabemos que nem todas as pessoas tem facilidade para se inscrever no Encceja 2020. Diante disso, preparamos essa postagem completa para você não ter mais dúvidas sobre o assunto.

Além disso, você aprenderá também: como consultar e alterar a sua inscrição no prazo correto, como consultar o local e data da prova, checar o gabarito e o resultado oficial.

Um pouco mais sobre o Encceja

inscrições encceja 2020 - Pagina inicial





Depois de vários anos inativo, o Encceja voltou a certificar jovens e adultos com o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, desde 2017.

A primeira aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos aconteceu no ano de 2002. De lá para cá, milhares de pessoas já conseguiram conquistar uma vaga em faculdades, conseguir um emprego melhor ou simplesmente realizar um sonho.

Toda a aplicação do exame é realizada pelo INEP, exceto a certificação, que fica por conta das Secretarias Estaduais e dos Institutos Federais.

Desse modo, o candidato tem toda a comodidade para se inscrever e fazer a prova no local indicado na Página do Participante. No entanto, é dever de cada aprovado buscar a emissão de seu certificado.

O que é preciso para se inscrever?

A inscrição no Encceja 2020 pode ser feita somente por pessoas que cumprirem dois requisitos básicos para o Ensino Fundamental e três para o Ensino Médio.

Requisitos para o Ensino Fundamental

  • Ser maior de 15 anos de idade no dia da realização da prova;
  • Não ter concluído o Ensino Fundamental.

Requisitos para o Ensino Médio

  • Ser maior de 18 anos de idade no dia da realização da prova;
  • Não ter concluído o Ensino Médio;
  • Ter documento de comprovante de inscrição pessoa física (CPF).

Para solicitar a certificação do Ensino Fundamental através do Encceja 2020, basta que o interessado tenha documento de identidade (RG). No entanto, para o Ensino Médio, apenas pode se inscrever candidatos com CPF.

Por fim, um usuário que tenha mais de 18 anos e ainda não tem o Ensino Fundamental completo, mas deseja retirar o certificado do Ensino Médio, pode pular essa etapa.

Inscrição Encceja 2020

inscrições encceja 2020 - Procedimento para inscrições

  1. A primeira coisa a ser feita na inscrição Encceja 2020 é acessar a página oficial do Exame, através do endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja.
  2. Ao acessar o link, clique no botão que se refere a inscrição para a prova de 2020;
  3. Em seguida, insira os seus dados pessoais, tais como: Nome completo e data de nascimento, assim como os seus dados de contato;
  4. Se você pretende se inscrever para o Exame do Ensino Médio, é necessário informar o número do CPF. No entanto, se você for menor de 18 anos e quer retirar a certificação do fundamental, insira o número da sua carteira de identidade;
  5. Na tela seguinte, informe um endereço de e-mail válido, seguido do número do seu telefone celular. Desse modo, você consegue recuperar a senha do Encceja 2020 em caso de perda;
  6. Na opção de atendimento preferencial, somente a selecione se você realmente precisa de tal atendimento. Caso contrário, você poderá ser eliminado da prova;
  7. Agora, marque o tipo de certificação que você deseja concorrer;
  8. No final da página, você deve selecionar as áreas do conhecimento que você deseja se inscrever. Caso já tenha participado de alguma edição do exame e ficou faltando alguma disciplina, marque somente a(s) que falta(m). Todavia, se essa for a sua primeira participação no Encceja, deixe todas as disciplinas selecionadas;
  9. Em seguida, selecione a instituição que ficará responsável por seu certificado. Você pode selecionar a Secretaria Estadual ou uma das unidades do Instituto Federal.
  10. Por fim, confira todas as informações inseridas na página e envie a sua inscrição.

Veja também: Guia completo do Encceja 2020.


Cronograma da aplicação do Exame

Sugerimos que você salve as datas do cronograma do Encceja 2020 em um local que você possa lembrar depois. Afinal, assim você não perde nenhuma das etapas do exame.

Nem todas as datas ainda foram divulgadas pelo INEP. Todavia, são datas que serão divulgadas próximo ao dia da aplicação da prova, com exceção do resultado oficial, que será liberado provavelmente em dezembro.

Datas disponíveis:

  • 08/05/2020 – Liberação do edital do Encceja 2020;
  • 20/05 a 31/05/2020 – Período para se inscrever para o exame;
  • 20/05 a 31/05/2020 – Prazo para se justificar da ausência na edição de 2019 ou anteriores;
  • Sem data prevista – Locais e horário da prova. Fique atento! Essa informação é liberada poucos dias antes da aplicação da prova.
  • 25/08/2020 – Data da aplicação das provas
  • Sem data prevista – Divulgação do gabarito oficial;
  • Sem data prevista – Resultado do Encceja 2020.

Se as notas forem superiores a 100 e a redação superior a 5, você já pode comemorar e procurar a instituição certificadora para emissão do seu certificado.

Aplicação das provas do Encceja 2020

Tanto o exame do Ensino Fundamental quanto o do Ensino Médio são formados por 4 disciplinas e uma redação.

A diferença são as matérias aplicadas. No entanto, cada disciplina é composta por um total de 30 questões de múltipla escolha.

Áreas do conhecimento

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • História e Geografia;

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

Resultado do Encceja 2020

Para consultar o seu desempenho no Encceja 2020 é necessário voltar a página de inscrição, através do endereço: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante;

Em seguida, insira o seu documento, a senha e marque a imagem que corresponda ao código de segurança;

No canto superior esquerdo da página, clique em “Resultado 2020”;

Na tela seguinte, serão exibidas todas as suas notas.

certificado encceja

Como saber se fui aprovado?

Para ter direito ao certificado do Encceja, seja fundamental ou médio, o candidato precisa tirar pelo menos nota 100 em cada disciplina e 5 ou mais na redação.

No entanto, se você não conseguiu atingir a nota mínima em uma ou mais disciplinas, ainda poderá solicitar o seu certificado parcial e tentar novamente no ano que vem.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.