Quem e onde tirar o CPF para menor de idade

Assim como o documento de Registro Geral (RG), o documento de Comprovante de Pessoa Física (CPF) pode ser tirado por pessoas de qualquer idade, inclusive para bebês e crianças, mas nesse caso fica óbvio a necessidade da solicitação pelos pais. Para isso, o interessado deve procurar os locais corretos e solicitar o documento ou fazer a emissão através da internet.


O documento de CPF é essencial para quem deseja fazer qualquer negociação que envolva uma instituição jurídica, pois é através dele que essa instituição saberá se o cliente tem restrições ou é um cliente bem visto pelo mercado.

Solicitação do documento de CPF para um menor de idade

Fazer a emissão do CPF por menores de idade é simples e qualquer um pode fazer.
Fazer a emissão do CPF por menores de idade é simples e qualquer um pode fazer.

Atualmente existem duas formas para um menor de idade retirar o CPF, mesmo não sendo obrigado pela Receita Federal. A primeira delas é através da internet, através do endereço eletrônico: https://www.receita.fazenda.gov.br/;


  • Tendo acessado o site indicado acima, clique na opção “CPF”, seguido da opção “Inscrição para o CPF”;
  • Na página seguinte, preencha o formulário completo com seus dados pessoais e envie o formulário;
  • Na próxima página já deverá aparecer o comprovante de inscrição do CPF com o número. Imprima essa página e carregue sempre com você.

A segunda opção é ir pessoalmente até uma unidade do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e solicitar o documento de CPF. Se o cidadão optar por essa opção, deverá pagar uma taxa de emissão, no valor de R$5,70.

No ato da solicitação da inscrição é necessário levar o documento de identidade do menor e o RG de um dos responsáveis.

Para maiores informações e esclarecimentos de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento da Receita Federal, no telefone: 146.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.