Saque-aniversário ou saque rescisão | Qual modalidade escolher?

Até pouco tempo atrás, o interessado apenas podia optar pelo saque rescisão. No entanto, agora o Governo Federal lançou o saque-aniversário, uma modalidade com regras diferentes, com suas vantagens e desvantagens.

Enquanto no saque rescisão o trabalhador tem acesso imediato a todo montante acumulado após o cumprimento dos requisitos previstos em lei. Por outro lado, quem optar pelo saque-aniversário apenas conseguirá mexer na bolada total após dois anos.

O lado bom da nova modalidade é que o trabalhador terá uma parcela do seu FGTS depositada todos os anos em sua conta.

saque-aniversario-x-saque-rescisao

Como funciona o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS permite que o trabalhador receba uma porcentagem mais um valor fixo do Fundo de Garantia, no mês do seu aniversário.

Entretanto, nem tudo são flores. Com a alteração, o trabalhador perde o direito de sacar todo o valor da conta em casa de demissão ou outros termos previstos em lei.

Para fazer a mudança para o saque-aniversário, o interessado pode solicitar o serviço através do app do FGTS para smartphones.

Principais diferenças:

• Por liberar uma parte do saldo do FGTS, em caso de demissão ou outras situações previstas em lei, o cidadão não terá direito ao saque imediato do FTGS.
  • O valor disponível varia de cidadão para cidadão. Ou seja, quem tem menos pode sacar mais. No caso de pessoas que tem menos de R$500,00, o valor do saque é de 50%.

Você quer saber como consultar o saldo do PIS pelo celular?

Valor do saque-aniversário

Conforme anunciado anteriormente, o valor do saque-aniversário não é fixo para todos os trabalhadores. Dessa forma, quanto mais dinheiro disponível, menor será a % para saque. Confira:

Parece complicada, não é mesmo? Mas não se preocupe, nós temos um exemplo simples para te ajudar.

Suponhamos que um trabalhador tenha 15 mil reais no seu fundo do FGTS. Logo seu beneficio entra na alíquota de 15%, ou seja: R$2250,00.

Além disso, ele ainda terá direto a um valor fixo de R$1150,00, totalizando R$3400,00.

Calendário para saque 2020/2021

Confira agora o calendário para saque na opção aniversário. O calendário começa em abril de 2020 e termina em fevereiro de 2021.

Mês de nascimento Data de liberação do saque
Janeiro e fevereiro abril a junho de 2020
Março e abril maio a julho de 2020
Maio e junho junho a agosto de 2020
Julho julho a setembro de 2020
Agosto agosto a outubro de 2020
Setembro setembro a novembro de 2020
Outubro outubro a novembro de 2020
Novembro novembro/2020 a janeiro/2021
Dezembro dezembro/2020 a fevereiro/2021

Modalidade saque rescisão

O saque rescisão é a modalidade padrão do FGTS, ou seja, quando uma nova conta do Fundo de garantia é criada para o trabalhador, a modalidade definida é a rescisão.

Diferente da modalidade aniversário, o cidadão apenas terá acesso ao seu fundo de garantia em situações previstas em lei. A mais conhecida delas é quando o funcionário é demitido sem justa causa.

Entretanto, existem outras:

1. Aposentadoria do trabalhador;
  2. Acordo entre o funcionário e empregador;
  3. Encerramento do contrato por período pré-definido;
  4. Falecimento do empregador individual;
  5. Falência da empresa onde trabalha;

Veja também: Como transferir o FGTS ou Auxilio emergencial antes da data.

Valor do saque rescisão

Todos os meses, o empregador precisa realizar o deposito na conta do FGTS do trabalhador, o valor equivale a 8% do salário.

Se for demitido em um dos termos previstos para retirada na modalidade rescisão, o trabalhador terá acesso a todo o saldo disponível em até 30 dias.

Acesse: Consultar saldo total do FGTS para saber o valor disponível.

Além disso, se despedido sem justa causa, o trabalhador ainda terá direito a sacar a multa de 40% imediatamente. No saque-aniversário, o trabalhador precisará aguardar o prazo de 2 anos se encerrar.

O saque pode ser realizado em uma das agências da caixa ou em caixas eletrônicos e casas lotéricas, com o cartão cidadão.

Qual opção de saque devo escolher?

Antes de chegar a essa pergunta, nós falamos sobre quais as vantagens e desvantagens de cada uma. No entanto, a escolha da melhor opção deve ser avaliada por você.

A modalidade saque rescisão é indicada para pessoas que estão prestes a mudar de carreira ou estão sobre risco de demissão. Além disso, os trabalhadores que estão próximos da aposentadoria também devem optar por essa modalidade.

Por outro lado, se você é jovem é quer ter uma renda garantida todos os anos, no mês do seu aniversário, a modalidade aniversário pode ser uma boa opção para você.

Alterar saque rescisão para o saque-aniversário através do aplicativo FGTS.

Se você possui um aparelho celular com Android ou tem iPhone, a Caixa Econômica Federal dispõe de um aplicativo gratuito e de fácil manuseio.

Nós temos um passo a passo para você fazer o seu cadastro no aplicativo do FGTS.

1. Após seguir o tutorial de instalação acima, abra o aplicativo e entre com o número do seu CPF e a senha criada;
  2. Em seguida, responda as questões de segurança que serão exibidas na tela;
  3. Agora, selecione a opção que corresponde ao saque-aniversário;
  4. Aceite os termos da mudança;
  5. Pronto! A partir de agora você receberá o seu FGTS através da modalidade aniversário.

Alterei para o saque-aniversário. E agora, quais as mudanças?

São duas as principais mudanças. Primeiramente, o trabalhador demitido sem justa causa não terá mais direito de sacar o valor do FGTS no período de dois anos. A segunda mudança é a possibilidade de sacar uma parte do fundo todos os anos.

Concluindo, a alteração do saque rescisão para o aniversário pode ser feito a qualquer momento, mas é preciso estar ciente da sua situação atual. Em caso de demissão espontânea, com a modalidade aniversário ativada, o trabalhador não poderá mexer no saldo disponível.