Sou autônomo. Como posso comprovar minha renda?

Seja na hora de abrir um cadastro em uma loja ou requisitar algum empréstimo ou financiamento em alguma instituição financeira, o comprovante de renda geralmente é solicitado ou interessado. No entanto, muitas vezes essa pessoa não trabalha com carteira assinada ou simplesmente se declara como autônomo ou profissional liberal.


O que é um comprovante de renda?

O comprovante de renda pode ser um holerite, se o trabalhador tem carteira assinada, pode ser a declaração anual do imposto de renda, além de outras menos comuns.

Ccomprovanteomo declarar minha renda sendo autônomo ou profissional liberal?

Se você trabalha por conta e deseja realizar alguma solicitação financeira, como um financiamento imobiliário, por exemplo. O interessado pode solicitar uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, mais conhecida como DECORE. Esse documento é destinado especialmente para pessoas que trabalham sem vinculo com uma empresa, como pedreiros, taxistas e etc, além de profissionais liberais, como advogados, dentistas e outros.

O DECORE não é nenhuma novidade, sua oficialização aconteceu em 2000 e tem o mesmo peso que um holerite, ou seja, serve para solicitar empréstimos pessoais, financiar um carro e assim por diante.


Onde emitir um DECORE?

O DECORE é um documento de muito importância, logo você não poderá emiti-lo através da internet ou em qualquer lugar, para isso é preciso buscar uma contabilidade que seja reconhecida pela DHP – Declaração de Habilitação Profissional .

Para maiores informações sobre o assunto procure um contator certificado mais próximo a sua residência.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.