Supletivo a distância | Inscrições em escolas reconhecidas pelo MEC

O supletivo a distância EAD é destinado às pessoas que tem o desejo de completar o ensino fundamental ou médio sem precisar ter que enfrentar uma sala de aula. Entretanto, as provas das disciplinas sempre são aplicadas nos polos de forma física.

A opção de não estudar em uma unidade EJA, ensino para Jovens e adultos, que é totalmente gratuito, geralmente se dá por conta do horário. Muitos já chegam cansados do serviço ou simplesmente não tem tempo para frequentar uma escola todos os dias. Desse modo, partem para o Supletivo Online ou esperam a aplicação anual da prova do Encceja..

Atualmente, apenas duas instituições oferecem o supletivo EAD de forma gratuita. A primeira é a instituição de Ensino Paulo Freire e a segunda através do Telecurso.

Por outro lado, se você deseja pagar para concluir o supletivo urgente, outras instituições de ensino também estão disponíveis.

supletivo a distancia gratuito

Supletivo a distância de graça

Por se tratar de supletivo a distância gratuito, muitos brasileiros tem interesse em garantir uma das vagas. Dessa forma, alguns critérios foram estabelecidos. São eles:

Se o aluno deseja emitir o certificado de conclusão apenas assistindo as aulas do Telecurso. É preciso procurar a secretária de educação da sua cidade e solicitar maiores informações.

Dá mesma forma que as inscrições para o Encceja, no Telecurso, o interessado pode emitir o certificado com apenas uma prova.

Como funciona o supletivo online pela internet

O supletivo a distância funciona da mesma forma que o presencial. O aluno precisa fazer os trabalhos e avaliações. No entanto, é possível mesclar o trabalho com as atividades escolares.

Pela instituição de ensino Paulo Freire, o inscrito consegue terminar os estudos do ensino fundamental ou médio em aproximadamente 18 meses. Ou seja, metade do tempo que levaria para estudar normalmente.

Outra vantagem de fazer supletivo depois de ultrapassar os 18 anos é que o aluno não corre o risco de ficar constrangido de ser o mais velho da turma.

O certificado do Supletivo a distância tem validade?

O certificado do supletivo EAD tem a mesma válida que um presencial.

Tanto supletivo online gratuito, quanto uma faculdade a distância, sempre houve dúvidas sobre a validade do certificado. No entanto, se a instituição tem reconhecimento pelo MEC, o certificado terá a mesma validade que um certificado presencial.

Além do mais, o que o seu empregador ou faculdade quer saber é se você terminou o Ensino Fundamental ou Médio e não qual a forma que você utilizou para isso.

Escolas para fazer supletivo EAD particulares

Uninter

Essa instituição de ensino oferece a certificação do Ensino Médio para jovens e adultos através do supletivo online. No entanto, é voltada exclusivamente para quem concluiu pelo menos o Fundamental e tem mais de 18 anos.

Vantagens:

• Conclusão do Ensino Médio em até 18 meses;
  • Totalmente a distância, exceto no caso de provas;
  • Possibilidade de eliminar materiais já concluidas;

Supletivo EJA ou Ceebja a distância

Nesse período de pandemia, por conta do novo Coronavírus, a grande maioria das instituições de ensino para Jovens e Adultos migraram para a modalidade EAD. Desse modo, você pode concluir o supletivo a distância e de graça.

Para se inscrever, procure uma das unidades do EJA ou CEEBJA de sua cidade ou região e solicite maiores informações sobre como anda os estudos nesse período.

Concluir o Ensino Médio com apenas uma prova

Se você está com dificuldades em encontrar vagas abertas para um supletivo gratuito, nós recomendamos que você comece a estudar para a próxima do Encceja.

Através dele, o inscrito pode concluir o Ensino Médio em apenas um dia, através da prova de conhecimentos variados, que é aplicada pelo Governo Federal uma vez por ano.

Quais os requisitos?

Existem duas modalidades de certificação disponíveis, uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio.

Para se inscrever para receber o certificado do Ensino Médio, é preciso apenas que o aluno tenha mais de 18 anos. Ou seja, não é necessário ter concluído o Ensino Fundamental.

No caso do Ensino Fundamental, o candidato precisa ter pelo menos 16 anos completos.

Por fim, avalie qual a melhor opção para o seu caso. No supletivo a distância, você pode dividir os estudos, mas demorará mais tempo para se formar. Por outro lado, no Encceja, você precisa estudar uma quantidade maior de conteúdos ao mesmo tempo, mas a certificação é rápida.