Trocar cartão antigo Nubank por um com aproximação

Solicitar cartão com aproximação NUBANK

Todos os novos cartões de crédito e débito vêm com a tecnologia contactless (sem contato) integradas. Isso significa que você pode trocar o cartão antigo Nubank por um com aproximação após o vencimento ou perda do mesmo.

Atualmente todos os novos clientes recebem um cartão de crédito com a tecnologia por aproximação ativada. No entanto, os clientes mais antigos não podem utilizar a ferramenta e se sentem prejudicados por conta disso.

Felizmente, existe algumas formas de solicitar o cartão Nubank com contacless e você vai aprender tudo neste conteúdo. Além disso, vamos falar um pouco mais sobre como funciona o NFC, como manter a tecnologia desativada e como fazer pagamentos por aproximação.

Tecnologia NFC veio para ficar nos cartões de débito e crédito

O contactless Banco Inter, cartões emitidos pelo Itaú, Banco do Brasil e demais instituições financeiras não emitem mais cartões de débito ou crédito sem a tecnologia NFC integrada.

Mas afinal, o que é NFC?

O Near Field Communication ou simplesmente NFC é uma tecnologia que permite realizar pagamentos com cartões, pulseiras inteligentes, relógios e smartphones, simplesmente aproximando os dois objetos.

Para saber se o seu celular é compatível com a função, basta ir até configurações e digitar NFC na barra de pesquisas, se aparecer opções para ela, significa que o seu dispositivo é compatível e você pode vincular uma forma de pagamento.

Contactless do cartão Nubank é seguro?

Apesar de não ser isento de fraudes, a tecnologia contacless impede que o seu cartão seja clonado por maquininhas adulteradas. Além disso, é preciso estar a menos de 4 cm de distância do dispositivo para que a transação seja possível.

Em comparação com pagamentos pela internet, uma transação sem contato possuí camadas de segurança bem similares.

Como segurança extra, o limite para pagamentos por aproximação Nubank é de apenas R$200,00, não podendo ser aumentado.

Cartão antigo Nubank, como solicitar o novo com aproximação

pagar com cartão nubank contactless

Existem duas formas de conseguir solicitar um cartão Nubank com aproximação. Primeiro, sendo cliente novo ou pedindo a troca, por perda, roubo ou extravio.

Como já foi comentado neste conteúdo, todos os novos cartões emitidos, seja débito ou crédito, já vem o contactless ativado. Dessa forma, após ter o cartão Nubank aprovado, basta fazer a primeira transação digitando a senha e as demais poderão ser feitas sem contato com a maquininha.

Mas e os clientes antigos?

O Nubank não está fazendo a retirada dos cartões antigos de circulação. Ou seja, apenas clientes que estão com a data de vencimento próxima estão recebendo um novo cartão com contactless adicionado.

No entanto, se você perdeu, extraviou ou teve o seu cartão roubado, você pode entrar em contato com a central de atendimento, através do chat ou telefone e solicitar um novo cartão Nubank com a função aproximação.

É preciso ficar ciente que o pedido de um novo cartão cancela automaticamente a versão anterior.

Ativar e reativar a função contactless Nubank

Para fazer a ativação e desativação do contactless Nubank é bem simples e você pode refazer o procedimento quantas vezes achar necessário.

  • Primeiramente, entre no seu aplicativo Nu e no topo superior direito clique no ícone das configurações;
  • Em seguida, clique na opção que corresponde a “Configurar cartão”;
  • O passo seguinte é rolar a tela até encontrar a opção “Compras por aproximação”. Deixando o botão na cor verde, você permite pagamentos por contactless;
  • Por fim, clique no botão OK e finalize a operação. Quando quiser desativar, basta refazer o procedimento e mudar o botão para a cor cinza.

Fazendo esse procedimento você garante mais segurança quando estiver andando em locais com certa aglomeração.

Como pagar por aproximação com o cartão Nubank

pagar com cartão nubank

A primeira transação com o cartão Nubank por aproximação precisa ser feita inserindo o cartão e informando a senha. Foto: Pixabay.

Foi em um estabelecimento e tentou pagar por aproximação, mas a transação foi negada? Isso possivelmente aconteceu porque você ainda não tinha realizado a primeira compra com o cartão Nubank digitando a senha.

Esse é um procedimento de segurança de todos os cartões com a tecnologia integrada. Além disso, se a compra for superior a R$200,00, você precisará digitar a senha do cartão.

De modo geral, na hora de realizar o pagamento com o cartão, você deve informar ao atendente que deseja pagar por aproximação. Após a maquininha ser configurada, aproxime o seu cartão a uma distância menor de 4cm ao leitor e espere a maquininha ler a operação.

Se tudo estiver ok, você poderá pegar o seu comprovante e finalizar a operação, sem senha e sem passar o cartão ao atendente ou vendedor.

Conclusão

É fato que muitos brasileiros gostaram da novidade do pagamento por aproximação, principalmente nessa pandemia do Covid-19.

Entretanto, o processo para substituição do cartão está sendo realizado somente após a data de vencimento do mesmo, a menos que você entre em contato com a central e diga que perdeu ou teve ele roubado. Todavia, esse procedimento fará que você fique sem o cartão físico até a chegada do novo.

Sabia que com o seu roxinho também dá para pagar boletos parcelado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.