Bolsa família bloqueado aplicativo | Como fazer o desbloqueio do app

O problema do Bolsa Família bloqueado no aplicativo vem assustando milhares de brasileiros. No entanto, se o problema apareceu pela primeira vez em seu dispositivo, saiba que você não está sozinho.

O bloqueio do benefício pode estar relacionado com diversos problemas diferentes, incluindo atualização de cadastro, auxilio emergencial, dentre outros. Ou seja, nem sempre o bloqueio significa que o seu Bolsa Família foi cancelado.

O ministério da Cidadania é o responsável pelo cancelamento e concessão do beneficio a milhões de brasileiros. Com base em textos elaborados por eles, nós realizamos a publicação desta postagem, que tem o objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre o bolsa família bloqueado por decisão do ministério.

bolsa familia cartao bloqueado

Como resolver Bolsa família bloqueado no aplicativo

A temida mensagem de Bolsa Família bloqueado no app está de volta e vem derrubando milhares de beneficiários.

Entretanto, isso não significa que você não conseguirá fazer o desbloqueio do benefício. Antes de qualquer coisa, elaboramos algumas perguntas e respostas para te encaminhar.

Bolsa Família bloqueado no aplicativo. O que significa?

A mensagem não se refere ao benefício, mas sim ao Auxilio Emergencial. Dessa forma, pode ficar tranquilo que recentemente o próprio Ministério da Cidadania lançou uma nota fazendo que não vai fazer cancelamentos ou bloquear o acesso ao cartão cidadão.

Não vou mais receber o auxilio emergencial após a mensagem de app bloqueado?

Nesta nova remessa do auxílio emergencial, o Ministério da Cidadania dificultou a inscrição e removeu várias pessoas da lista do benefício.

Desse modo, ao receber a mensagem de Bolsa Família bloqueado no app, dificilmente você continuará recebendo o auxílio.

Motivos para bloqueio do auxilio

Existem diversos motivos para o seu bolsa família ter sido bloqueado pelo Ministério. Entretanto, o mais comum deles é alguma mudança relacionada aos requisitos básicos do auxilio emergencial.

Por exemplo, um dos membros que vivem em sua casa está trabalhando com carteira assinada neste momento.

Neste caso você não perderá o Bolsa Família, mas começará a receber o valor que estava acostumado antes do auxílio emergencial.

O bolsa família pode ser cancelado?

De acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), nenhum benefício do Bolsa Família poderá ser suspendo ou cortado durante o período da pandemia. Desse modo, você não corre o risco de ter o seu benefício cancelado.

Resumindo, o bolsa família continua ativo em seu CPF, mas você não terá mais o crédito do auxilio emergencial, somente o valor que já era depositado.

Bolsa Família Bloqueado decisão do Ministério

O bolsa família bloqueado pelo Ministério é um dos maiores medos de quem recebe o benefício. Entretanto, esse bloqueio é realizado somente para atualização dos dados.

Após ter o cadastro bloqueado pelo Ministério da Cidadania, o beneficiário tem um período de 180 dias para apresentar a documentação solicitada. Caso contrário, o corte pode ser definitivo.

De acordo com o Ministério da Cidadania, a notificação é enviada somente às pessoas que não atendem mais os critérios do Bolsa Família.

O que posso fazer no caso de bolsa família bloqueado?

Desbloqueio do bolsa familia ministerio

Fonte: Divulgação/Caixa

Concluindo, Bolsa Família bloqueado o que fazer? Primeiramente, mantenha a calma e aguarde um período de aproximadamente 24 horas e cheque a sua conta novamente. Essa dica é importante porque muitas pessoas apenas estavam recebendo um erro temporário no aplicativo.

Preste atenção ao histórico dos membros de sua família. Na maioria das vezes o cadastro é bloqueado porque o CPF do beneficiário não se enquadra mais no Cadastro único (CadÚnico). Isso geralmente acontece porque um dos membros começou a trabalhar de carteira assinada ou recentemente começou a receber outro benefício do Governo Federal.

Caso você se enquadre no exemplo citado acima, infelizmente não há muito o que fazer, você estará fora da lista do Auxílio Emergencial. No entanto, volto a repetir, o STF impediu que o corte no Bolsa Família seja realizado durante a pandemia. Dessa forma, você passará a receber o valor antigo mensalmente em seu cadastro.

Entretanto, se você tem certeza que nada mudou em sua residência e mesmo assim o seu cadastro bolsa família está bloqueado no app. Procure uma agência da Caixa Econômica Federal e leve consigo: celular com app instalado e os seus documentos pessoais.

De acordo com Pedro Guimarães, presidente da CEF, o desbloqueio do Bolsa Família é realizado automaticamente na agência, desde que o problema seja erro no app.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.