Cancelar aproximação BB | Bloquear Contactless cartão banco do Brasil

Os clientes do banco do Brasil que quiserem cancelar a opção de aproximação do cartão Ourocard tem três alternativas para realizar o bloqueio. Diretamente em uma das agências, através do aplicativo OuroCard ou utilizando o Whatsapp do BB.

Antes de falar sobre como bloquear o contactless do cartão BB, você sabe o que é a tecnologia NFC (Near Field Communication)?

Através dos pagamentos por aproximação os clientes do Banco do Brasil têm mais segurança, pois a maquininha não tem acesso a senhas e outras informações privadas da sua conta bancária ou carteira digital.

Além disso, apenas transações de até R$200,00 podem ser feitas sem a utilização da senha de 6 dígitos.

DESABILITAR FUNÇÃO APROXIMAÇÃO BB

Como cancelar opção aproximação do Banco do Brasil

Neste texto, nós falaremos sobre as três formas de cancelar o contactless do seu cartão Ourocard. Lembrando que diferente do contactless do Itaú, no Banco do Brasil você pode ativar e desativar a opção de aproximação quando quiser, assim como o contactless do Banco Inter.

Cancelar aproximação BB pela agência bancária

A opção menos recomendada para desativar o pagamento por aproximação BB é através de uma agência. No entanto, algumas pessoas preferem conversar pessoalmente com um atendente.

Se esse for o seu caso, leve os seus documentos pessoais e o seu cartão contactless na carteira e solicite o bloqueio da opção NFC.

Para reativar a opção, você precisa retornar até sua agência ou utilizar o Zap BB ou app do Ourocard.

Cancelar contactless Banco do Brasil pelo aplicativo

Entre em sua loja de aplicativos e baixe o app do OuroCard. Com ele, o bloqueio e desbloqueio da função aproximação é realizado com apenas um clique e na hora.

bloquear e ativar aproximação cartao BB

  • Abra o aplicativo com suas credenciais;
  • Note que abaixo do seu Ourocard tem algumas opções disponíveis, incluindo limite, bloqueio, pagamento sem contato, dentre outras;
  • Clique na opção “Pagamento sem contato”;
  • Em seguida, o app vai exibir a seguinte mensagem: “Compras sem contato – Esse cartão vai ser desabilitado para compras sem contato”. Clique em “Ok, desabilitar”;
  • Prontinho! O seu cartão do Banco do Brasil está com a função de pagamento sem contato desativada.

Para reativar a opção, basta clicar novamente no botão “Pagamento sem contato” e confirmar a habilitação do sistema de pagamentos.

Pelo Zap Banco do Brasil

O Zap do Banco do Brasil é uma nova forma automática da instituição se comunicar com os seus clientes. Um dos serviços oferecidos é a possibilidade de fazer o bloqueio e desbloqueio do NFC com apenas um comando. Aprenda como:

ZAP DO BB ativar e desativar contactless

  • Primeiramente, envie uma mensagem com a palavra “NFC” para o telefone (61) 4004-0001;
  • Como será o seu primeiro contato com o sistema, você precisará habilitar o número do seu celular e fazer a confirmação da senha de 8 dígitos;
  • Em seguida, o assistente do Zap BB vai te apresentar a opção de ativar ou desativar a função aproximação do Ourocard;
  • Com o comando “Ativar NFC”, o sistema ativa a opção, com o comando “Desativar NFC”, o seu cartão apenas funcionará com a digitação da senha na maquininha.

Pode ficar tranquilo que o Zap do Banco do Brasil é uma conta oficial e conferida pelo Whatsapp. Além disso, no aplicativo BB ou app Ourocard, você clica em atendimento e o telefone acima é apresentado.

Habilitar a função aproximação cartão BB

Apenas os novos cartões emitidos pelo banco do Brasil aceitam pagamentos por aproximação. Dessa forma, se o seu Ourocard é antigo, você precisará solicitar o cancelamento da via atual e esperar o novo chegar.

Além disso, cartões que forem vencendo serão todos substituídos por unidades com a tecnologia NFC instaladas.

Por outro lado, se você já tem um cartão com o símbolo do Wifi (Contactless), a habilitação da função aproximação pode ser realizada pelo Zap BB, App Ourocard ou Agência.

Você pode utilizar os tutoriais de bloqueio apresentados nesta postagem para realizar a liberação, basta inverter “Desabilitar” por “Habilitar”.

Por fim, caso o aplicativo mostre que o seu cartão já está habilitado, lembre-se que a primeira compra precisa ser feita inserindo o cartão e a senha, as demais poderão ser feitas por aproximação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.