Consórcio novo ou em andamento? Veja 10 dicas que vão te ajudar a escolher o consórcio ideal para você

Ao optar por fazer parte de consórcio é bastante comum ficar em dúvida se é mais vantajoso fazer parte de um grupo que seja novo ou integrar o consórcio que já se encontra em andamento.

Para quem ainda não sabe, o consórcio é um tipo de negócio que é constituído por um grupo de pessoas chamados de consorciados e tem prazo de duração e número de cotas que são previamente definidas em contrato.

Esse prazo nada mais é do que o tempo em que o consorciado possui para realizar o pagamento do crédito que está sendo contratado, assim como também para utilizá-lo e isso se dá por meio de lances ou sorteio.

Daí surge a dúvida se é melhor fazer parte de um consórcio desde o início ou se a melhor estratégia é entrar em um consórcio que já está em andamento.

Quer saber por qual estratégia você deve recorrer? Acompanhe o artigo para mais informações e dica para escolher um bom grupo de consórcio.

Boa leitura!

Consórcio novo ou em andamento

Fonte Imagem: Site de mensagens megafrases

Consórcio: novo ou em andamento? Dicas para escolher o melhor grupo de consórcio

Se você chegou até aqui é porque deseja conferir nossas dicas de investimento para entender exatamente qual é o consórcio que você deve entrar, entenda que a principal dica é escolher aquele que melhor atende as suas necessidades.

Afinal, qual é o melhor grupo?

A sua estratégia deve ser optar pelo melhor grupo de consórcio que consegue atender o objetivo.

O grupo que está em andamento, dependendo do andamento, pode ter tido os lances mais altos ofertados e as chances de ser contemplado nesse grupo são bem maiores do que um grupo novo.

Embora isso seja uma vantagem também pode ser uma desvantagem, já que o prazo para realizar o pagamento das parcelas acaba sendo menor, portanto as mensalidades são maiores.

Pense que o consorciado terá que realizar o pagamento de todo o valor que já foi pago pelos consorciados atuais nos meses que faltam para o grupo se encerrar.

Contudo, quem entra em um grupo novo e está em formação, terá do primeiro até o último mês para conseguir efetuar os pagamentos.

Sendo assim, há vantagens e desvantagens em cada tipo de grupo, já que em um grupo novo, as chances de ser contemplado rapidamente são menores.

Quer saber como escolher o melhor grupo de consórcio? Veja as dicas no tópico a seguir.

Veja também: Consórcio Nacional Fiat

10 dicas para você escolher o grupo de consórcio ideal para você

Antes de contratar um consórcio você precisa entender exatamente o que deve fazer, as dicas abaixo certamente vão te ajudar a escolher o melhor grupo de consórcio e você conseguirá fazer um bom investimento nesse tipo de negócio.

1 – Faça uma pesquisa sobre o grupo administrador

É importante checar se a administradora do consórcio possui autorização do Banco Central para poder exercer a atividade, pois esse órgão fiscaliza e regulariza os planos de consórcio.

2 – Veja o histórico dessa empresa

Além de fazer uma pesquisa como a administradora funciona, verificar seu histórico com consórcio também é fundamental, procure pelas reclamações de outros consorciados.

3 – Análise detalhadamente o contrato

Ao ler o contrato você deve entender os detalhes claramente, portanto, preste bastante atenção em cada termo, o que está sendo prometido e negociado pela administradora.

Jamais aceite propostas que são feitas verbalmente ou por qualquer tipo de garantia.

O processo só é regulado por meio de contrato.

4 – Cheque os benefícios e as possíveis cobranças adicionais

Há consórcio em que poderá ser cobrado algo adicional nas parcelas e que podem ser beneficiais ao grupo, sendo assim, cheque a legalidade dessas cobranças e se é realmente um benefício para você.

Veja mais: Segunda via do boleto banco Volkswagen 

5 – Se atente ao valor das parcelas

Se atente ao valor de cada parcela e entenda se é condizente com o orçamento que você possui ao mês, ademais, é essencial analisar os índices de reajustes e se isso não irá comprometer o seu planejamento financeiro.

6 – Tenha conhecimento sobre os prazos

Opte pelo grupo de consórcio que proporcione prazo de duração que seja adequado com aquilo que você está necessitando no momento, ou seja, quanto tempo você pode esperar pelo bem.

Se atente, pois há a possibilidade de que você seja o último a ser escolhido com o contemplado, será que você pode esperar por isso?

7 – Conheça tudo sobre os lances

É importante entender como funciona os lances, pois essa é uma estratégia para conseguir contemplado rapidamente, já que o lance é o adiantamento de parcelas do consórcio.

8 – Entenda todos os tipos de contemplação

Se você não sabe quais são os tipos de contemplação, você deve se atentar a isso, pois a contemplação em um consórcio acaba ocorrendo em vários formatos.

Isso pode acontecer tanto no começo de um contrato, como também ao fim de um contrato, os lances vencedores são dados em assembleias e há também a possibilidade de ser sorteado.

9 – Fique atento aos possíveis reajustes

Mesmo quando um consórcio não há juros embutidos, esse negócio poderá ter seu valor reajustado, portanto o valor do bem desejado poderá ser modificado.

10 – Escolha aquele consórcio que é bom para você

Independentemente de qualquer coisa é importantíssimo que você opte por fazer parte do grupo de consórcio que melhor atende as suas necessidades. Afinal, você é que está precisando do bem ou serviço consorciado.

Agora você está pronto!

Se você acompanhou as dez dicas acima, certamente você está pronto para escolher o consórcio que faz sentido para você. Siga todos os conselhos dados e você estará fazendo um bom negócio.

Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.