Formas de conseguir um comprovante de residência online

Sabemos o quanto o nosso país é burocrático quanto a comprovação de residência. Entretanto, isso é feito para garantir uma maior segurança aos cidadãos. Felizmente, a grande maioria dos comprovantes de residência online são aceitos e de fácil acesso.

Um comprovante de residência é uma correspondência mensal que comprova que aquela pessoa ou familiar vive realmente no endereço informado. Bons exemplos são: conta de luz, água, telefone, internet e assim por diante.

Com o objetivo de diminuir os impactos ambientais, custos e diminuir o extravio, grande parte das companhias começaram a emitir faturas através da internet. Por esse motivo, hoje existem várias formas de conseguir um comprovante de residência online.

emitir comprovante de residência online

O que é considerado um comprovante de residência online?

Um comprovante de endereço pela internet é utilizado por muitas instituições como documento que comprova o local onde vive uma pessoa.

Esse documento é válido tanto para o titular quanto para as pessoas que vivem na mesma residência. Por exemplo: Um filho pode utilizar uma fatura de energia em nome dos pais para comprovar sua residência.

Um comprovante de residência online não se resume apenas a faturas fixas de água, energia, gás e assim por diante, mas por muitos outros extratos. Acompanhe:

  • Faturas de telefone fixo, gás, água, energia e outros serviços prestados por instituições públicas. No entanto, apenas faturas dos últimos 90 dias são válidas;
  • Multas recentes aplicadas a seu veículo;
  • Comprovante da declaração IRPF;
  • Extrato com informações relacionadas ao INSS, FGTS e afins;
  • Em alguns casos, contrato de locação de imóvel;
  • Fatura do cartão de crédito, nem sempre é aceita;
  • Em algumas situações, declarações a próprio punho ou do empregador, quando reconhecidas, também são aceitas.

Como pode ser visto acima, vários documentos contêm observações. Ou seja, podem ser negados. Por esse motivo, sempre tenha em mãos mais de um.

Quando preciso apresentar um comprovante de endereço?

São vários os motivos que solicitam a comprovação do endereço do cidadão. Diante disso, vamos listar aqueles que são mais comuns:

  • Ser contratado em uma empresa com registro CLT;
  • Abrir uma conta bancária, seja em bancos físicos ou digitais;
  • Solicitar um visto;
  • Fazer a inscrição em concursos públicos;
  • Fazer a matricula em uma escola ou faculdade;
  • Dentre muitas outras situações cotidianas.

Como emitir um comprovante de residência online?

emitir um comprovante de endereço pelo site

Um comprovante de residência pela internet pode ser vários documentos, conforme vimos no tópico anterior.  No entanto, você precisa ter acesso a seu cadastro ou receber o documento por e-mail ou Whatsapp, por exemplo.

No caso de emitir 2º via da Copel ou segunda via Sanepar, ambas as empresas do Paraná, você deve fazer um rápido cadastro, baixar a fatura e fazer a impressão.

Todavia, você consegue emitir o comprovante de endereço online ligando para a central de atendimento da sua companhia de energia, de água, do cartão de crédito e etc.

Em seguida, peça para que a mesma seja enviada para o seu endereço de e-mail. O passo seguinte é fazer a impressão.

No caso de bancos digitais ou empresas que aceitam documentos digitais, basta que você baixe a sua fatura ou comprovante desejado, anexe ao aplicativo ou e-mail e faça o envio.

Como saber se a fatura será válida como comprovante digital?

De modo geral, todas as contas de água, luz e telefone são aceitas como comprovante de endereço. Nos demais casos, entre em contato com um funcionário responsável e peça uma lista de documentos aceitos.

Sabendo quais são aceitos, procure aquele que melhor te atenda.

Os requisitos básicos para que um comprovante de residência seja validado são:

  • O comprovante precisa estar em nome do titular ou familiar da mesma residência;
  • Em seguida, é preciso aparecer o nome da companhia que forneceu o comprovante;
  • A data de emissão não pode ser superior a 90 dias;
  • Por fim, atente-se ao endereço indicado no comprovante de endereço. Muitas vezes pode haver erros e o seu cadastro ser negado.

Documentos servem como comprovante de residência?

Quando for fazer um novo cadastro, seja em banco digital ou para arrumar um emprego, por exemplo, será exigida uma série de documentos, inclusive um comprovante de residência.

Dessa forma, fica fácil perceber que o documento de RG, CPF, CNH, dentre outros, não podem ser usados como comprovante de residência, pois o seu papel não é esse.

Enquanto um talão de luz, por exemplo, evidencia que uma pessoa vive naquele local, a carteira de motorista e outros documentos apenas contém dados de registro da pessoa e não de sua morada atual, por mais que o nome da cidade apareça.

Como conclusão, se não consegue um comprovante de residência online mais simples, como uma fatura atualizada de telefone fixo. Entre em contato com a empresa para estudar outras soluções. Entretanto, saiba que documentos não servem para comprovar endereço;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.