Inscrição no Cadastro único – CadÚnico para receber o Auxilio Brasil

O Auxilio Brasil é o novo programa social do Governo Federal, que oficialmente substitui-o o Bolsa Família, em novembro de 2021. Entretanto, somente pessoas que fizerem sua inscrição no Cadastro único podem participar.

É preciso salientar que o cadastro no CadÚnico não garante que o inscrito receberá ou fará parte do novo Auxilio Brasil.

Neste conteúdo, você vai aprender como consultar se um CPF já possui cadastro único, como realizar o seu e quais são os benefícios de participar.

inscrição cadastro unico é facil de fazer pelo cras

O que é o Cadastro Único – CadÚnico?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que informa o Governo Federal quem são as famílias que vivem em situação de baixa renda no país. Apesar de ser um programa criado em nível nacional, as prefeituras que são responsáveis pelos cadastros de forma gratuita.

Após realizar o cadastro no CadÚnico, o cidadão pode participar de vários programas sociais mantidos pelo governo, incluindo o Auxilio Brasil, antigo Bolsa Família.

No entanto, ter um cadastro único não garante a participação em nenhum programa social. Veja abaixo quais os atuais que utilizam o CadÚnico:

  • Programa Auxilio Brasil;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • Isenção de taxas em Concursos;
  • ID Jovem;
  • Carteira para idoso;
  • Carteira de trabalho Verde e Amarelo;
  • Dentre outros.

Cadastro Único Consultar – Como saber se já participo do CadÚnico?

Antes de fazer a sua inscrição no CadÚnico, você deve consultar o seu Cadastro Único, pois muitas vezes você pode estar inscrito e não se lembrava ou nem sabia.

A consulta por ser feita diretamente pelo site Meu CadÚnico, veja como fazer:

  • Primeiramente, acesse a página oficial;
  • Em seguida, informe o seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado e cidade onde você mora;
  • Em seguida, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Emitir Certidão”.

Pronto! Na página seguinte, você verá as informações do seu CadÚnico. No entanto, pessoas não cadastradas receberão o aviso “Pessoa não localizada”.

Como se cadastrar?

cadunico pelo cras

Após fazer a confirmação que você não está incluso no Cadastro Único, vamos te mostrar como é fácil fazer o seu cadastro.

Antes de mais nada. O Cadastro Único não pode ser realizado pela internet!  Você precisar se dirigir até o CRAS ou posto do CadÚnico em seu município.

Processo para inscrição no Cadastro Único

Primeiro Passo – Encontrar o setor responsável pelo programa

Primeiramente, procure pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para se informar sobre quem faz o cadastramento no CadÚnico. Uma boa notícia é que geralmente é o próprio CRAS que faz esse procedimento para as Prefeituras.

Todavia, caso não seja responsabilidade do CRAS de sua cidade fazer esse cadastro, eles saberão te informar onde você deve ir.

Segundo Passo – Preparação da documentação

Tendo a informação do local de cadastro, uma pessoa responsável pela família deve se dirigir até a unidade portando os documentos exigidos. Essa pessoa, que preferencialmente deve ser mulher, precisa ter pelo menos 16 anos, CPF ou título cadastrados.

No ato do registro, essa pessoa, que será chamada de “Responsável Familiar”, precisa levar pelo menos um documento de cada membro da casa.

Lista de documentos aceitos na inscrição do CadÚnico

– Certidão de Nascimento; ou

– Certidão de Casamento; ou

– CPF; ou

– Carteira de Identidade – RG; ou

– Carteira de Trabalho; ou

– Título de Eleitor;

Quem não possuir pelo menos um dos documentos acima também podem se inscrever no CadÚnico. No entanto, elas ficarão barradas de aproveitar os benefícios dos Programas Sociais até a regularização.

Terceiro Passo – Entrevista do Cadastro Único

O cidadão apenas terá direito de fazer parte do cadastro único após a entrevista. Esse é um dos motivos do CadÚnico não ser online.

Essa entrevista é realizada nas instalações do CRAS ou setor responsável pelos programas sociais em seu munícipio. Somente o responsável poderá responder as perguntas do entrevistador. Após o termino, a assinatura será obrigatória.

Quem pode participar do CadÚnico?

Algumas pessoas acreditam que para fazer parte do Cadastro Único é preciso estar em situação de extrema pobreza ou desempregado, o que não é verdade.

A renda exigida por pessoa é de R$522,50, ou seja, meio salário mínimo. No entanto, a família pode receber até 3 salários mínimos. Dessa forma, mesmo que você receba em torno de R$1800,00, mas mora em uma família de 4 pessoas, por exemplo, você ainda poderá se inscrever no CadÚnico.

Entretanto, isso não garante que você poderá participar de programas sociais, pois cada benefício tem os seus critérios diferentes.

Tenho Cadastro Único – Vou receber o Auxilio Brasil?

Depende. Beneficiários do Bolsa Família vão receber o Auxilio Brasil automaticamente. Ou seja, não precisam fazer nenhuma atualização em seu cadastro.

Por outro lado, brasileiros que fazem parte do Cadastro Único, mas não recebiam o Bolsa Família, vão precisar aguardar uma nova atualização ou procurar o CRAS para fazer uma atualização de dados.

Por fim, se você não fazia ou não faz parte do Cadastro Único, deverá esperar surgir novas vagas para entrar no novo benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.