Levou um multa? Veja como transferir os pontos da CNH

É bastante comum receber multas transferíveis para outros motoristas. Por exemplo, ao levar uma multa por velocidade de um radar, o Detran não tem como saber quem estava dirigindo o veiculo. Com isso, automaticamente a multa é gerada para o proprietário do veiculo.


No entanto, caso o proprietário queira transferir a multa para um terceiro, isso pode ser feito através de um preenchimento que vem anexado junto com a multa.

Transferindo uma multa para outro motorista

Multas por velocidade é um dos principais motivos de transferência de pontos.

Que é possível é, mas também é preciso que o proprietário do veiculo cumpra o prazo para o envio da notificação para o Detran, esse prazo vem estipulado na carta recebida. Caso esse prazo seja ultrapassado, o valor da multa e os pontos deverão ser arcados pelo proprietário do veiculo multado.

Essa artimanha é muito usada por pessoas que tem várias multas na carteira e ao receber uma notificação em seu nome, buscam outras pessoas para assumirem a culpa. Não preciso nem dizer aqui que isso é ilegal, não é?


Veja a situação das multas do seu veículo

Multas que não são transferíveis

Existem algumas multas que não podem ser transferidas para outra pessoa. Essas multas são as flagrantes! Ou seja, foi parado por um guarda de trânsito e recebeu uma multa pelo pneu careca ou foi parado em uma blitz alcoolizado. Nesses casos, o motorista não pode transferir os seus pontos, pois o delator já sabe quem cometeu a penalidade.

A única coisa que o motorista/proprietário do veiculo pode tentar fazer é recorrer da multa, mas as chances de vitória são baixas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.