Como fazer a transferência do título eleitoral na internet

Os cartórios e fóruns eleitorais ficam cheios em ano de eleição, isso porque muitos eleitores deixam para fazer suas transferências de titularidade, pedido de segunda via do título e outras obrigações somente para o último momento. Sabendo disso, o TSE abriu um novo jeito de solicitar serviços através da internet, incluindo o pedido de transferência do título. O serviço é gratuito e reduz as filas e o tempo de espera nos fóruns eleitorais.


Solicitando a transferência do título na internet

A primeira coisa que você deve saber é que não é possível fazer o serviço totalmente pela internet. No entanto, solicitando o encaminhamento através do site do TSE, você não precisará chegar ao fórum e realizar um pré-cadastro, pois o mesmo será realizado através da internet e o eleitor ainda terá preferência no atendimento.

Maiores de 18 anos são obrigados a solicitarem a transferência do título em caso de mudança de cidade.
Maiores de 18 anos são obrigados a solicitarem a transferência do título em caso de mudança de cidade.

Depois de ter entendido como o serviço funciona, o eleitor deve acessar o site do TSE, através do endereço: https://www.tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/titulo_net.htm. Após acessar o endereço, o eleitor terá uma página como informações básicas sobre o serviço, juntamente com as opções de “Iniciar requerimento” e “acompanhar requerimento”. Os eleitores que querem solicitar o serviço pela primeira vez precisam clicar em iniciar requerimento.


Na próxima página, o eleitor deverá preencher algumas informações básicas, como: Nome completo, data de nascimento, nome completo do pai e da mãe e clicar em confirmar. Agora basta se apresentar no fórum no horário previamente marcado.

Quem deve fazer a transferência de endereço?

Todos os eleitores maiores de 18 anos que se mudou de cidade, são obrigados a fazerem a transferência do título eleitoral para a nova cidade.

Na hora de retirar o documento, o cidadão deve ter em mãos, seu  RG, comprovante de residência e título de eleitor atual.

Outras informações podem ser adquiridas através dos órgãos públicos responsáveis de seu município. Se você não sabe quais são, entre em contato com a Prefeitura Municipal e solicite quais podem te ajudar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.